Auditoria & Monitoramento

Compartilhar postagem:

Auditoria & Monitoramento

A auditoria é uma apreciação, uma análise de demonstrações e registros administrativos. Através de uma auditoria é possível observar com exatidão, integridade e autenticidade as demonstrações e os registros, comunicando o resultado aos acionistas, proprietários, gerentes, conselho administrativo e a quem mais for necessário. Em um programa de compliance a auditoria é fundamental, pois diminui os erros e prejuízos das rotinas implantadas por meio dos controles internos. Assim, para enfatizar se tem que:

A auditoria compreende o exame de documentos, livros e registros, inspeçõese obtenção de informações e confirmações, internas e externas, relacionadoscom o controle do patrimônio, objetivando mensurar a exatidão dessesregistros e das demonstrações contábeis deles decorrentes¹

Assegura-se que a auditoria, faz uma análise e uma perícia dos procedimentos e documentos presentes em uma empresa, tendo como base as normas e técnicas que lhe são próprias, com o objetivo de examinar se os mesmos estão de acordo com a legislação.

Para que essas informações sejam a mais transparente possível é necessário o acesso irrestrito e imparcial desses dados por profissionais da área de auditoria, que através de seus relatórios e pareceres emitem a confiabilidade que darão suporte a tomada de decisões estratégicas do negócio. Nesse contexto é importante demonstrar de forma rápida e sucinta o que seria uma auditoria externa e interna, para uma compreensão mais macro sistêmica de como pode ser aplicada em um programa de compliance.

A Auditoria externa apresenta-se como uma atividade que analisa e assegura a integridade, adequação e veracidade das contas de uma empresa. É executada, normalmente por um auditor externo que não possui vinculo empregatício com a organização auditada, ou pode ser executada por uma empresa especializada de auditoria possuindo assim um maior grau de independência.

Já a auditoria interna é um instrumento de controle e gestão feito pela própria empresa, por isso é interno. Assim, toda organização que acondiciona um controle interno de suas movimentações mesmo figurando toda eficácia em seus setores, funções, departamentos e ou operações da empresa deverão ser avaliados detalhadamente.

A criação da auditoria interna é justificada como um complemento da auditoria externa, como aponta Almeida, Para atender à Administração da empresa, seria necessária uma auditoria mais periódica, com maior grau de profundidade e visando também às outras áreas não relacionadas com contabilidade, desta forma foi necessário a Auditoria Interna²

É necessário que a auditoria interna seja desenvolvida por um auditor permanente, um profissional de confiança da alta gestão, aquele que está sempre em contato com toda a organização, que realiza uma inspeção nos procedimentos adotados e que conhece profundamente as atividades da empresa, auxilia os membros da administração no desempenho efetivo de suas funções e responsabilidades, através do fornecimento de análises, opiniões e aconselhamentos pertinentes às atividades examinadas.

Tudo isso é de extrema importância para um exame eficiente dos controles internos, trazendo mais qualidade para o gerenciamento das atividades. O processo de auditoria funciona como um freio, prevenindo erros, incorreções, ineficiências nos controles adotados pela empresa e isso para o programa de compliance é fundamental.


MONITORAMENTO NO PROGRAMA DE COMPLIANCE

O processo de coleta de informações em um sistema macro de compliance é um instrumento basilar para avaliação e desempenho do sistema de gestão de compliance, a esse processo dar-se o nome de monitoramento. O monitoramento do sistema de gestão de compliance abrange inúmeros cronogramas, recursos e informações a serem coletadas para assegurar que o desempenho de compliance seja alcançado³.

Isso demonstra que não é só apenas definir processos e controles em uma organização que vai mantê-la segura. É preciso saber se o programa de compliance está em uma direção certa, se está cumprindo com o objetivo e para dar respostas é preciso monitorar, isso mesmo, o monitoramento é chave fundamental para efetividade do programa de compliance.

O monitoramento deve ser encarado como algo muito maior que um conjunto de tarefas isoladas, como investigação, auditorias, controles, pesquisas e análises críticas periódicas. Ele compreende um modelo inteligente, previamente estabelecido e arquitetado, para medir o desempenho do Sistema de Compliance, analisar os resultados, permitir os ajustes necessários e promover a melhoria contínua4

O monitoramento do programa de compliance é requisito de todo e qualquer sistema de gestão, desde o início em sua concepção e após, como condição à sua efetividade. A ISO 19600 traz como diretriz os padrões técnicos para a sua execução especificamente desenvolvidos com esta finalidade. Assim, tão importante quanto ter um programa de compliance é ter indicadores que sejam monitorados e usados como ferramenta de melhoria da gestão organizacional.Em virtude disso, o monitoramento dos indicadores, dos processos e controles adotados no sistema de gestão serve para definir uma melhora contínua do sistema. Essa busca constante de
acompanhamento das medidas adotadas serve de substrato para que a empresa consiga
chegar o mais próximo da excelência em seu sistema de gestão.

BIBLIOGRAFIA: FRANCO, Hilário; MARRA, Ernesto. Auditoria Contábil. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2011. ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Auditoria – Um Curso Moderno e Completo, São Paulo, 6ª. Ed. Atlas, 2008. ISSO 19600. Norma Internacional. Sistema de Gestão de Compliance – Diretrizes. COMPLIANCE TOTAL. Disponível em: https://www.compliancetotal.com.br/compliance/gestao-docompliance. Acesso em 11 de novembro de 2020.

Sabrina Farah

Sócia, advogada & Compliance

Integra Compliance e Gestão, Escritório Parceiro da 4W Compliance

Integra

Escritório Parceiro

A Integra é uma empresa especializada em Compliance e Gestão, atendendo organizações no Brasil e exterior. Sua equipe de profissionais experientes abrange diversas áreas, incluindo Compliance, Governança Corporativa, LGPD, Direito Empresarial, Direito do Trabalho e Direito Cível. A empresa oferece serviços que vão desde consultoria, treinamentos e análise de riscos até a criação de políticas específicas e a implementação completa de Programas de Compliance. A missão da Integra é construir organizações íntegras e seguras, garantindo sua sustentabilidade a longo prazo.

Marina Teixeira, Sócia e Advogada na 4W Compliance

Marina Teixeira

CEO da Integra & Advogada

Advogada e especialista em Compliance e Governança Corporativa. Certificada como Compliance Officer, especialista em Compliance Trabalhista, e detém a certificação em Compliance Anticorrupção CPC-a. Sua experiência inclui atuação como Auditora Líder nas normas ISO 37001 e 37301, e ela é detentora de um MBA em Compliance Público. Além disso, é uma especialista em Liderança e Gestão de Pessoas, e ocupa a posição de CEO na Integra Compliance e Gestão, destacando-se como uma profissional altamente qualificada no campo do compliance e gestão corporativa.

Thaís Durans, Sócia e Advogada na 4W Compliance

Thaís Durans

Sócia & Advogada

Advogada Trabalhista, consultoria e Compliance. Assessor técnica em compliance e LGPD da EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária. Pós Graduada em Governança, Compliance e Integridade na Gestão Pública – IPOG. Especialista em Compliance Trabalhista One Step. Co-Fundadora da 4W Compliance Consultoria

Sabrina Farah

Sócia, advogada & Compliance

A advogada trabalhista e consultora certificada em Compliance pela KPMG é fundadora do 4W Compliance e possui uma ampla gama de especializações, incluindo PDPF (Privacy & Data Protection Foundation), ISFS (Information Security Management Based on ISO 27001), PDPP (Privacy & Data Protection Practitioner), além de ser Mestre em Direito Econômico, Desenvolvimento e Empresa. Ela também atua como Auditora Líder em ISO 37001 e 37301 Compliance Anticorrupção e Sistema de Gestão em Compliance, e é uma Certified Expert em Health Care Compliance. Sua formação inclui pós-graduações em Direito e Processo do Trabalho, Direito Corporativo e Compliance, bem como especializações em gestão de riscos, auditoria interna de RH e terceirização, investigações internas corporativas e compliance trabalhista.